Escolha uma Página

Quando vamos construir ou reformar, é comum que tenhamos dúvidas, inseguranças e, quase sempre, queremos gastar o mínimo possível. Mas como podemos resolver essas questões e evitar ao máximo esses problemas em nossa obra? Contrate um arquiteto!

Mas contratar um arquiteto não sai caro? Vamos provar a você que não. Vamos provar que o arquiteto é o profissional ideal para sua obra, desde o início do projeto ao acompanhamento da execução.

Economia na obra

Ao contrário do que muitos pensam, contratar um arquiteto para sua obra não sai caro. Pelo contrário, você economiza ao invés de gastar mais. Em um primeiro momento, executar uma obra com um bom projeto arquitetônico, resulta em economia na hora de construir. Nós arquitetos nos preocupamos com todos os detalhes, desde a definição da estrutura até a paginação dos materiais de revestimento, o que evita desperdícios, melhora o aproveitamento dos materiais e evita “quebra-quebra” para desfazer o que não ficou bom.

Um projeto arquitetônico elaborado por um arquiteto (parece redundante, mas não é) apresenta soluções que aproveitam melhor o espaço, sem esquecer da estética, funcionalidade, sustentabilidade e o conforto, afinal o espaço é matéria-prima do arquiteto. Em uma obra sem projeto, ocorrem superdimensionamentos, mau aproveitamento dos espaços, ambientes não-funcionais, entre outros problemas. E isso tudo custa dinheiro, e não é pouco. Se considerarmos o Custo Unitário Básico (CUB) da Sinduscon, um dos índices construtivos mais utilizados no Brasil, o custo do m² residencial construído é de R$ 1.808,53 (Padrão Normal R1 – Março/20). Vamos dar um exemplo:

Vamos supor que você resolve, junto com o “Sr. Pedreiro Amigo Meu”, construir sem projeto. Aí um determinado ambiente ficou maior do que precisava uns 3m², sem necessidade alguma, além de não ter ficado “lá aquelas coisas”. Você terá gastado mais de 5.000 reais além do que precisava em algo que não ficou bom. Agora não tem mais volta, é aceitar o prejuízo.

É desse tipo de economia que estamos falando. O custo de projeto em relação ao valor de obra gira em torno de 5% do total, e faz toda a diferença para que a obra seja econômica, funcional e esteticamente agradável, agregando mais valor ao resultado final.